quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

 

 

Palestina

 

Eu tinha cinco oliveiras

Vieram uns homens, eu lembro o dia,

Eram fortes, tinham fuzis,

Arrancaram-nas pela raiz

E plantaram em cima uma casa.

Eu tinha dez anos de idade.

Nosso pai, nossa mãe, choraram muito.

Depois pegaram nos filhos

E fomos morrer para longe

Porque eles não queriam ali o nosso cheiro.

 

Eu tinha um rebanho que pastoreava

Pelos ermos, entre silvas e penedos.

Um dia chegaram umas mulheres

Empunhando fuzis, vociferando,

Tivemos muito medo e fugimos.

Eu tinha dez anos de idade.

Na casa dos nossos avós

Ficámos por muito tempo.

 

Eu tinha dez anos de idade.

Perguntei ao pai porquê os nossos vizinhos

Nos haviam roubado as oliveiras e o rebanho

Eu brincava com os filhos deles,

Eu gostava da Sara dos olhos azuis,

E ela gostava dos meus olhos

Dizia que eram como a a noite com duas estrelas

Quando sorria para ela e lhe dava a mão,

Não fosse cair nas oliveiras e nos penedos,

E chegaram de repente, empunhando muitos fuzis,

Vociferando.

Eu tinha dez anos de idade e não entendia o porquê.

Na casa dos meus avós senti-me infeliz

Lembrava o tempo em que beijava a Sara

Entre as oliveiras e os penedos.

 

Velho e cansado e triste,

Não esqueço a raiz desses medos.

E se tu, Sara, em algum lado me viste,

Morto pelos vossos fuzis,

Lembra-te daquela oliveira,

Que ma arrancaram pela raiz!

 

....Nozes Pires....10/12/2023

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário