quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

 

O EMBUSTE

 

Meu irmão,

Deixa-me chamar-te meu irmão,

Afinal devemos ao mesmo germen a Vida,

Das águas primigéneas, da mesma bactéria primeva,

 da mesma evolução com saltos

 E da mesma igual vontade universal de sobreviver.

Iguais não somos,

A menos que hajas trabalhado a vida toda para outros

Que connosco lucraram.

A menos que te hajas indignado

E que às vezes a cólera te fez gritar

Inexplicável te pareceu então a injustiça.

Ainda que não hajas lutado contra os opressores

Ou sido castigado pelas justas rebeldias, és meu irmão.

 

Irmãos pela Vida original e iguais pelas vidas comuns.

Sabes irmão e meu igual, andamos tristes

Quando, afinal, deviamos andar felizes,

Quero dizer com uma vida boa como o Filósofo disse o que era a Felicidade.

Mas é assim a diferença que se criou

Entre os que possuem finança e armas

e aqueles que não possuem nem uma coisa nem outra.

Tu acreditas irmão e meu igual, que foi o destino

Ou a má sorte?

Tu crês no que dizem : é a diferença de cores,

De inteligências, de força de trabalho?

Tu crês, meu irmão, que nestes dias natalícios

Com tantos votos de amor e harmonia

Todo o mundo se redime por palavras

E toda a caridade acaba com a pobreza

E os que não nos permitiram uma vida boa

É agora que os sentarão à mesma mesa?

És ingénuo ou estúpido meu irmão?

És cobarde ou bravio?

Não,

Não me dês a tua mão a medo,

A tua fé em milagres sobrenaturais

As tuas superstições

Os teus preconceitos

As tuas perignações

Ao vazio dos silêncios.

Deixa-me que te diga, irmão,

Que na verdade

Tudo que nos une, nos separou,

E sempre foi esse o demónio real.

Ó irmão, irmão,

Nem sabes como eu me entristeço

Quando te vejo tirar o chapéu ao patrão!

 

Mas enfim, que viva o natal!

Que regurgite a caridade!

Que se este mundo vai mal

Em algum lugar esconderam a verdade!

E é só nisso que acredito:

Que esta História foi um embuste,

E um dia acordaremos para a realidade!

 

........NOZES PIRES.......23/12/2023

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário