terça-feira, 23 de maio de 2023

Azul Inventário das cores

 

INVENTÁRIO DAS CORES - AZUL

 

Vejo-te anúncio das madrugadas,Tímido clarão mal desperto,Tu, azul das desfiladas,

 De mouros e cruzados em correrias, De ódios mortais, renovados, poetas De alaúdes desfeitos aos pés. Tu, azul das torres e dos muros Desfeitos, e outra vez refeitos, Nos sorrisos cínicos dos políticos

Com a mão direita no bolso esquerdo. Tu, azul das rosas artificiais Que largam aromas de plástico,

Nos corredores empestados dos palácios.

 Azul das minhas memórias recuperadas Naqueles olhos azuis que foram cais Onde fiquei a ver-te partir, Pedaço de céu sob seara madura desfraldada ao vento. Pedra preciosa caída no mar sem engano

Nem perfídia, só a vida, certa e definida.

 Azul, quero o azul do manto sobre o colo e o vestido vermelho da Madonna, de Rafael, os olhares de ambos, mãe e filho, Olhando não se sabe para onde nem porquê, talvez acolá estivesse o próprio Rafael, a doçura dos olhos daquela mulher belíssima, tranquila mas sem alegria, confiante porém a boca demasiado cerrada, sem surpresa e sem riso

 

 Ficheiro:Raffaello Madonna Cowper.jpg – Wikipédia, a ...

 

  Quero o azul do mar de Sofia, na voz de Maria Bethânia

 

Poema Azul

 

O mar beijando a areia

O céu e a lua cheia

Que cai no mar

Que abraça a areia

Que mostra o céu

E a lua cheia

Que prateia os cabelos do meu bem

Que olha o mar beijando a areia

E uma estrelinha solta no céu

Que cai no mar

Que abraça a areia

Que mostra o céu e a lua cheia

Um beijo meu

...........................................................................................................

Queria que o azul descesse num repente Quando meus olhos se fechassem sem um adeus aos navios que partiram do cais E largaram sem um lenço azul  ao vento, sem mim, sem ti, sem nós,

As palavras que ficaram presas no redil por dizer, os sorrisos por sorrir, os dentes nos teus dentes a rir

Das manhas do mundo, das perfídias da terra, das veias abertas,

Queria que fosse azul o amanhecer dos dias como foi aquele dia que choveu cravos vermelhos

Lembras-te?

Eu sei, eu sei, que não há dia sem noites, que a escadaria é íngreme e já me abandonam as forças

E o mundo está a mudar e não sei para onde, só sei que o espaço entre as estrelas é vazio e gelado. Mas isso fica longe! Aqui mais perto o que quero é o azul das tardes de setembro, daquela manhã sonora de Abril!

 

     Nozes Pires

     6/04/2022

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário