sexta-feira, 26 de maio de 2023

Crepúsculo-poema

 

Crepúsculo

 

Não me fales da morte,

Pé ante pé ela há vir

Não me fales da má sorte

Como um raio que feriu o mar!

Sou como um rumor apenas

Somos um poço e do fundo

Alguém nos chama.

Virás, ela virá?

Não lhe abras a porta

Não lhe abras sequer a janela

É só uma aragem brusca

De uma avezinha que tombou do ninho.

Fala-me dos amores (não do Amor!)

Fala-me de uma vida boa (não da Felicidade!)

Fala-me do meio dia

Quando tem mais luz a verdade!

Fala-me de ti, dela, e mais das outras,

Das aparições e das partidas

Do gozo e dos gritos

Sobre as areias das praias

Sobre a caruma dos pinhais

Sobre os esconsos dos umbrais!

 

Mas não me fales Dela

Que falar é já aparecer!

 

Fala-me de beijos antigos

E de sorrisos com lágrimas

Porque tudo que eu vivi eu sei

Das traições e dos inimigos

Porque mais fica o que amei.

 

Na verdade não fica nada.

À hora certa baterão à porta

E quando pareço dormir

Despeço-me à chegada!

 

.....Nozes Pires.....25/05/2023

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário