segunda-feira, 22 de maio de 2023

Poema- Mulheres de Abril

 

 

MULHERES DE ABRIL

 

As mulheres de Abril

Tinham corpo,

No corpo, nervos,

Nos nervos, aço,

Quando abriam os braços

Fazia-se tempo e espaço.

 

As mulheres de abril

Tinham mamas e coxas

Mas era lume que acendiam

Quando na luta brava

As palavras ardiam.

 

As Mulheres de Abril

Eram mulheres de carne e osso,

Porém feitas de outra maneira,

Enquanto outras resavam trémulas

Elas traziam os deuses pela coleira.

 

As mulheres de Abril

Racharam as muralhas

Olharam nos olhos os medos

Não se recolheram no brilho dos enxovais:

Fosse nas fábricas, nos campos, nas escolas,

Fosse no mais íntimo dos segredos,

Não se perdiam em suspiros e ais.

 

Em frente! Avante que se faz tarde!

Gritavam as mulheres de Abril.

Ó que saudade eu tenho dessa bravura incomum

Desse fogo que já não arde!

 

Disse mal, eu sei, eu sei!

Direi antes que arde doutras maneiras!

Direi antes que sou eu eu que já não grito

Como, a seu lado, gritei!

 

-----Nozes Pires----22/04/2023

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário